Menu

Quanto custa publicar um livro?

Quanto custa publicar um livro?

Quanto custa publicar um livro? Muitos escritores iniciantes querem saber…

quanto custa publicar um livro

Quanto custa publicar um livro? Antes de pensar nisso, o essencial é entender a relação entre as características da obra e fatores que impactam no seu custo. Entretanto, normalmente os autores, sobretudo os iniciantes, não têm informações sobre essas questões e produzem suas obras literárias alheios a essa questão. Com isso, muitas vezes, depois da obra pronta é que os autores vão perceber. O livro pode estar com o preço muito alto em relação ao padrão de mercado. Se isso ocorrer, eles acabam tendo que readequar a obra depois de considerada pronta.

Nesse caso, para resolver essa questão, o ideal é saber os fatores que influenciam no custo do livro antes de estruturar a obra. Para tanto, os escritores precisam conversar com suas editoras antes e efetivamente falar de mercado e produção antes de começarem a estruturar seus textos.

Em verdade, para responder a pergunta de quanto publicar um livro, é necessário saber tudo sobre a obra. Informações sobre acabamento, sobre formato, gramatura e tipo de papel em que vai ser impresso e principalmente o número de páginas e o tipo de impressão. Somente assim, pode-se determinar o preço de capa e a tiragem do livro, que são fatores primordiais para se entender custos e margens de lucro do livro. Apesar de parecer um papo muito técnico e empresarial, entender como tudo isso funciona pode sim, melhorar muito as chances do livro ter dua venda num patamar maior.

Qual seria a configuração ideal para quem está começando?

Então, quanto custa publicar um livro? Mas como seria um livro ideal, de baixo custo e boa qualidade para quem está começando? Nesse caso, minha dica é que o texto não exceda muito mais que 100 páginas. Então, o texto fica de leitura relativamente rápida e de baixo custo. E as demais configurações? Pensando nisso, sugiro o miolo preto e branco. E quanto a capa? Quanto a isso, poderia ser uma capa bem feita, colorida com orelhas de 8 centímetros cada uma. Já o tipo de papel, não influencia tanto. Pode ser offset 90g/m², ou um pólen 80g/m² (papel amarelado), que pode trazer um ar de sofisticação, dependendo do tupo de livro.

Mas o que evitar? E a Capa dura, por exemplo? Poderia ser feita? Nessa caso, acho que não. Outro fator, verniz local ou total pode encarecer bastante o livro. Outra coisa, o miolo colorido. Dessa forma, todos esses são detalhes que podem mais que dobrar o custo de impressão do livro. De qualquer modo, sempre haverá um ganho de escala quando se aumenta a tiragem. Mas é bom ficar de olho! Pois veja, o custo unitário baixo com o aumento de tiragem só se justifica se houver demanda para o livro em curto e médio prazos. Reflita antes de investir!

 

 

Leave a reply