O valor de uma obra literária para você e para o mundo…
Nesse post, vamos abordar o valor de uma obra literária. Vamos começar fazendo algumas perguntas. Quanto valeu para você, escritor, o tempo e a energia que você gastou para escrever a sua obra? Quanto você está disposto a investir do seu tempo e do seu dinheiro, para torná-la pública? E então você me pergunta… mas espera aí, eu investir? Sim você deve ser o primeiro a investir na sua obra.
Uma das questões mais abordadas pelos autores quando solicitam avaliação de suas obras é de porque eles têm que investir se já escreveram o original? Não seria papel da editora fazer o investimento, produzir a obra, imprimir, divulgar e distribui-la?
Apesar de parecer lógico, afirmo que não é uma lógica tão simples assim. A resposta para essa questão é depende. Apesar de esse ser o desejo da maioria dos autores, o mercado editorial não funciona assim. Trata-se de mercado. Por isso, no método desenvolvido por mim para ajudar os autores a alcançarem o sucesso na carreira de escritor, eu classifico os autores didaticamente. E, dependendo dessa classificação, a resposta para essa pergunta pode ser sim ou não. Ainda é possível um meio termo.
Para desenvolver o método que eu ensino no curso online “Eu Escritor”, eu atendi quase 400 autores e realizei uma pesquisa formal com outros 100 autores para validar. Desse modo, pude perceber que os autores estão em níveis diferentes e com expectativas mal ajustadas.
Um exemplo disso são os autores que nem lançaram o seu primeiro livro, não possuem uma audiência cativa, mas mesmo assim esperam ser tratados como autores de Best Seller.
Ocorre que, para se conquistar espaço no mercado, é preciso aos poucos ir ganhando audiência e engajando as pessoas interessadas no trabalho realizado, é um processo.
O processo de formação de audiência
Autores de primeira viagem devem se focar em publicar de forma elegante o seu primeiro livro e se concentrar nos poucos leitores que se interessarão pelo seu trabalho. Devem fazer a venda do livro diretamente. Aí, devem manter o diálogo com eles. Assim começa o processo. Mas o que vemos é autores iniciantes preocupados se os livros vão estar nas grandes livrarias no país todo. Isso não vai garantir a venda ou o sucesso da obra.